Skip to main content

Indique e Ganhe: quando a recomendação vira estratégia de negócio

Homem olhando celular e sorrindo.
Indique e ganhe é novo modelo no universo dos investimentos (Foto: ilustração/ Freepik)

O tradicional boca a boca, que sempre ajudou empresas a conquistar novos clientes, ganhou uma versão digital e estruturada. Nomeado como “indique e ganhe”, o modelo transforma a recomendação espontânea em uma estratégia de marketing planejada, em que consumidores ou parceiros recebem recompensas ao trazer novos clientes para a marca; saiba mais.

Homem olhando celular e sorrindo.
Indique e ganhe é novo modelo no universo dos investimentos (Foto: ilustração/ Freepik)

Conforme Marcelo Pereira, CEO e co-fundador da Beeviral, o método é simples: um cliente indica outra pessoa, o indicado consome o produto ou serviço, e o responsável pela indicação recebe um benefício.

O avanço desse tipo de programa está ligado a dois fatores: a saturação dos anúncios pagos e a maior confiança dos consumidores em recomendações pessoais.

“O diferencial está em tratar esse processo como um canal ativo de vendas, que pode ser medido e escalado, e não apenas como algo que acontece ao acaso”, explica Marcelo.

Sistema “Indique e Ganhe” complementa, não substitui

Apesar da eficácia, o modelo não elimina a publicidade tradicional, mas pode funcionar como complemento. Os anúncios ampliam o alcance, enquanto a indicação costuma trazer conversões mais qualificadas.

Mãos fechando negócio.
Indique e ganhe é estratégia de marketing (Foto: ilustração/ Freepik)

A estratégia tem sido aplicada em diferentes segmentos, áreas como educação, tecnologia, fintechs, estética e academias se destacam.

“É um canal mais justo e sustentável. Nos anúncios, o gasto ocorre antes, sem garantia de retorno. No indique e ganhe, a recompensa só é liberada quando há de fato um novo cliente”, afirma Marcelo.

A empresa dirigida por Marcelo, Beeviral, é um dos exemplos do novo modelo, unindo tecnologia com estratégia. Também é entregue o “framework” de como estruturar, engajar, divulgar e dar transparência ao programa.

Além de combinar integrações, pagamentos automáticos e inteligência artificial para manter o participante ativo.

“Esse canal pode se tornar um dos mais fortes”, comenta CEO

Para os brasileiros que desejem começar, a recomendação é evitar a busca por perfeição. Para Marcelo, o canal se torna um dos mais fortes da empresa quando aplicado corretamente.

Mexendo em tablet.
Indique e ganhe é opção para empresas brasileiras (Foto: ilustração/ Freepik)

“O maior erro é adiar a implementação. Uma recompensa clara e um fluxo simples já permitem iniciar o aprendizado. Com os ajustes certos, esse canal pode se tornar um dos mais fortes da empresa”, orienta Pereira.

*Com supervisão de Erick Mota

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

O post Indique e Ganhe: quando a recomendação vira estratégia de negócio apareceu primeiro em RIC.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/financas-pessoais/indique-e-ganhe-conheca-nova-febre-entre-empreendedores/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...