Skip to main content

Se você também procrastina, esse artigo é pra você

A imagem exibe um caderno de anotações sobre uma mesa, um café do lado, uma mão segurando uma caneta e uma lista de 6 itens não preenchida.
Todos nós temos um literal deadline. Só que ele é invisível. (Foto: Freepik)

Você consegue se lembrar nesse momento de três planos de longo prazo que você ainda não realizou? Podem ser os clássicos, escrever um livro, plantar uma árvore e ter filho, mas eu sei que aí dentro tem muito mais. Uma profissão que você sempre sonhou um dia poder se dedicar. Aprender a tocar um instrumento. Viajar para algum lugar especial no mundo. Pois então, se você também procrastina, esse artigo é pra você.

Pense por um instante: quais foram os verdadeiros motivos que te impediram de realizar esses planos de longo prazo? Muitas vezes, nos escondemos atrás da desculpa da falta de dinheiro, mas, para grande parte desses objetivos, essa justificativa não se sustenta. O que eles realmente exigem é algo simples, porém desafiador: trabalho duro e constante. Quem aí já se sentiu assim?

De acordo com o dicionário Oxford, procrastinar é “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair“. E sobre o tema da procrastinação, existe um TED Talks muito legal, do Tim Urban, chamado “Dentro da Mente de um Procrastinador“. Vou dar um pequeno spoiler neste artigo, mas vale a pena assisti-lo completo no YouTube. Segundo o Tim, o que faz a mente do procrastinador acordar é o que ele chama de Monstro do Pânico. Quem escreveu 40 páginas de TCC em uma semana ou recorrentemente deixa as coisas para a última hora, sabe do que estou falando. O Monstro do Pânico afugenta o que o Tim chama de “macaco da gratificação instantânea” e põe o Tomador de Decisões Racionais que existe em todas as nossas mentes para trabalhar. Acontece que para aqueles planos de longo prazo o Monstro do Pânico não acorda, porque não existe um prazo, um deadline ou uma entrega.

Por que nós procrastinamos?

De acordo com o artigo “Procrastination and the Priority of Short-Term Mood Regulation: Consequences for Future Self“, publicado na Revista “Social and Personality Psychology Compass” em 2013, a procrastinação é causada por uma falha no nosso sistema de gerenciamento das emoções, a chamada regulação emocional. Assim, nós tendemos a evitar determinadas tarefas e escolher outras “mais legais” para tentar “consertar” nosso humor até estarmos nos sentindo bem para realizar a tarefa. A procrastinação pode também ser um sintoma de outros transtornos como a depressão e a ansiedade e, nestes casos, ser utilizada como um “mecanismo de proteção” para o medo de falhar. No entanto, a própria procrastinação tem consequências de longo prazo e pode também se tornar uma fonte de estresse, pois aí entram os sentimentos de culpa por não fazer o que deve ser feito.

Porque semana que vem pode nem chegar

É aqui que entra o economista. Como disse neste artigo aqui, uma das minhas missões como economista é estudar a economia do tempo: como as pessoas gerenciam suas ações no tempo que possuem. Nós não administramos o tempo, ele só passa. Tudo o que podemos fazer é gerenciar nossas ações dentro dele. As estatísticas, quem já me leu antes, conhece: depois de dormir, comer, trabalhar e estudar, restam apenas 21,7% do seu tempo. Isso significa que, nas nossas vidas, temos sim um deadline. Só que ele é invisível. Não sabemos quando exatamente ele termina e, para cada minuto (ou dia ou ano) de vida, temos de verdade apenas 21,7%. O objetivo desse número é acordar o nosso Monstro do Pânico. Não para nos tornarmos ansiosos e desesperados porque nossa vida pode acabar amanhã, mas para deixarmos o Tomador de Decisões Racionais no controle por um pouco mais de tempo. A questão não é realizar todos os nossos sonhos, mas lidar com a nossa incapacidade mesmo de começar a fazer isso.

Se você também procrastina, que tal tirar aquele velho plano de longo prazo do papel? Há uma grande chance de sobrevivermos por bastante tempo e uma vida mais feliz e realizada nos espera logo ali, se formos capazes de nos tornar quem somos.

R. J. Dabliu é economista, professor universitário, compositor e palestrante. É autor dos livros “Mill Sentidos da Vida”, “O conto da raposa vermelha” e apresentador na série de vídeos para o YouTube, “EU NÃO LI SHAKESPEARE”.

Me siga no Instagram @oficialdabliu.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR.
Clique aqui!

O post Se você também procrastina, esse artigo é pra você apareceu primeiro em RIC.com.br.



source https://ric.com.br/comportamento/se-voce-tambem-procrastina-esse-artigo-e-pra-voce/

Comments