Skip to main content

Carteira Nacional Docente do Brasil: saiba passo a passo de como emitir documento

Imagem ilustrativa de uma professora dentro de sala de área.
A nova carteira vai garantir benefícios e reconhecimento aos professores (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento válido em todo o país, e  destinado a professores da educação básica e superior, de redes públicas e privadas, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, nesta quinta-feira (11). Confira passo a passo para a solicitação do documento.

Imagem ilustrativa de uma professora dentro de sala de área.
A nova carteira vai garantir benefícios e reconhecimento aos professores (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

De acordo com a lei sancionada, a carteira tem como objetivo identificar os professores, valorizar e reconhecer a profissão, e facilitar o acesso a ferramentas de trabalho, descontos em eventos culturais e diárias de hotéis.

A emissão da CNDB ainda depende da regulamentação por decreto e portaria do Ministério da Educação.

Passo a passo para solicitar a Carteira Nacional Docentes

No documento estarão dados como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), filiação, local de residência, data de nascimento e dados profissionais, como a instituição de ensino à qual o docente trabalha, e uma foto no formato 3×4.

Confira o passo a passo para solicitar a CNDB abaixo:

  • Cadastre-se no programa Mais Professores para o Brasil
  • Acesse o gov.br com o CPF e a senha
  • Informe o vínculo de docência, o estado e município onde atua
  • As informações serão checadas por bases oficiais, como a Receita Federal e o Censo Escolar

Vantagens da CNDB

Os docentes que tiverem a carteira terão as seguintes vantagens:

  • Desconto na entrada de eventos, como cinema, teatro e show
  • 15% de desconto em diárias de hotéis, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)
  • Acesso ao cartão de crédito pela Caixas Econmica Federal ou Banco do Brasil sem a cobrança de anuidade 

Quem tem direito a Carteira Nacional Docente do Brasil

Professores das redes públicas e privadas, de ensino fundamental e superior têm direito de adquirir a Carteira Nacional Docente do Brasil. Estados, municípios e o Distrito Federal fornecerão à União as informações e os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação. 

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

O post Carteira Nacional Docente do Brasil: saiba passo a passo de como emitir documento apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/politica/carteira-nacional-docente-do-brasil-saiba-passo-a-passo-de-como-emitir-documento/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...