Skip to main content

Curitiba pode adotar catracas com reconhecimento facial em escolas

Curitiba pode adotar câmeras e reconhecimento facial nas escolas
A ideia é colocar em 100% das creches até o final de 2025 (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O secretário municipal da Educação de Curitiba, Jean Pierre Neto, afirmou nesta terça-feira (2) que a prefeitura estuda a instalação de catracas com reconhecimento facial em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública.

Curitiba pode adotar câmeras e reconhecimento facial nas escolas
A ideia é colocar em 100% das creches até o final de 2025 (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Conforme o secretário, a contratação deve ser concluída até o fim deste ano, para que a tecnologia esteja implementada em 100% das unidades. A informação foi revelada com exclusividade em entrevista ao Pan News Curitiba.

“Não existe monitor em todas as escolas hoje, mas até o final deste ano nós pretendemos fazer essa contratação para que nós tenhamos esse monitoramento em 100% das escolas e o reconhecimento também em 100% das escolas, buscando também informar os pais, né, em tempo real, no momento em que a criança entra e no momento em que a criança sai da escola”, explicou.

Como vai funcionar o reconhecimento facial nas escolas 

Jean Pierre explicou que o sistema permitirá identificar cada estudante no momento da entrada e saída das instituições, trazendo mais segurança e controle às famílias e à comunidade escolar. Além disso, o secretário informou que o foco inicial são as creches que atendem crianças pequenas de zero a 5 anos. 

“Além do reconhecimento facial, a iniciativa busca monitorar dados de segurança e já houve uma redução em incidentes como arrombamentos e vandalismo”, detalhou.

Além do reconhecimento facial nas escolas de Curitiba, o secretário falou sobre investimentos da gestão atual em novas creches e também na redução de filas por vagas. 

“Há um compromisso de construir 36 novas creches municipais e um sistema de credenciamento de instituições filantrópicas e privadas, onde o município financia as vagas para aproximadamente 13.000 crianças. Essas medidas conjuntas já resultaram em uma diminuição de 15% na fila de creches em comparação ao ano anterior, demonstrando um progresso significativo rumo ao objetivo de atender 100% das crianças”, concluiu.

Vídeo: secretário explica projeto de reconhecimento facial em escolas

Jean Pierre concedeu entrevista ao Pan News Curitiba (Vídeo: Jovem Pan News Curitiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

O post Curitiba pode adotar catracas com reconhecimento facial em escolas apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/reconhecimento-facial-escolas-de-curitiba/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...