Skip to main content

Curitiba pode adotar catracas com reconhecimento facial em escolas

Curitiba pode adotar câmeras e reconhecimento facial nas escolas
A ideia é colocar em 100% das creches até o final de 2025 (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O secretário municipal da Educação de Curitiba, Jean Pierre Neto, afirmou nesta terça-feira (2) que a prefeitura estuda a instalação de catracas com reconhecimento facial em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública.

Curitiba pode adotar câmeras e reconhecimento facial nas escolas
A ideia é colocar em 100% das creches até o final de 2025 (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Conforme o secretário, a contratação deve ser concluída até o fim deste ano, para que a tecnologia esteja implementada em 100% das unidades. A informação foi revelada com exclusividade em entrevista ao Pan News Curitiba.

“Não existe monitor em todas as escolas hoje, mas até o final deste ano nós pretendemos fazer essa contratação para que nós tenhamos esse monitoramento em 100% das escolas e o reconhecimento também em 100% das escolas, buscando também informar os pais, né, em tempo real, no momento em que a criança entra e no momento em que a criança sai da escola”, explicou.

Como vai funcionar o reconhecimento facial nas escolas 

Jean Pierre explicou que o sistema permitirá identificar cada estudante no momento da entrada e saída das instituições, trazendo mais segurança e controle às famílias e à comunidade escolar. Além disso, o secretário informou que o foco inicial são as creches que atendem crianças pequenas de zero a 5 anos. 

“Além do reconhecimento facial, a iniciativa busca monitorar dados de segurança e já houve uma redução em incidentes como arrombamentos e vandalismo”, detalhou.

Além do reconhecimento facial nas escolas de Curitiba, o secretário falou sobre investimentos da gestão atual em novas creches e também na redução de filas por vagas. 

“Há um compromisso de construir 36 novas creches municipais e um sistema de credenciamento de instituições filantrópicas e privadas, onde o município financia as vagas para aproximadamente 13.000 crianças. Essas medidas conjuntas já resultaram em uma diminuição de 15% na fila de creches em comparação ao ano anterior, demonstrando um progresso significativo rumo ao objetivo de atender 100% das crianças”, concluiu.

Vídeo: secretário explica projeto de reconhecimento facial em escolas

Jean Pierre concedeu entrevista ao Pan News Curitiba (Vídeo: Jovem Pan News Curitiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

O post Curitiba pode adotar catracas com reconhecimento facial em escolas apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/reconhecimento-facial-escolas-de-curitiba/

Comments