Skip to main content

Empresa facilita criação de documentos personalizados e impacta mercado

Mãos trabalhando.
'Legal design' é utilizado em diversas áreas (Foto: ilustração/ Freepik)

Documentos jurídicos sempre foram sinônimos de textos longos, cheios de termos técnicos e, muitas vezes, difíceis de compreender. Mas esse cenário está mudando. Conhecido como legal design, o método vem ganhando espaço no mercado brasileiro e promete tornar contratos, políticas internas e até petições muito mais claros e objetivos; conheça.

Mãos trabalhando.
‘Legal design’ é utilizado em diversas áreas (Foto: ilustração/ Freepik)

Na prática, o ‘legal design’ significa eliminar o excesso de “juridiquês” e priorizar a experiência do leitor. Um contrato ou política corporativa que antes exigia páginas e páginas de leitura passa a ser entregue em um formato reduzido, com linguagem simples, fluxogramas, linhas do tempo e ícones explicativos.

O resultado é direto: leitores entendem mais rápido o que estão assinando, as empresas economizam tempo e reduzem custos com retrabalho, dúvidas e até processos, explica o CEO (diretor-executivo) da Bits, Erik Nybo.

Como funciona na prática?

Na plataforma da Bits, empresa brasileira especializada na área, o usuário pode criar documentos personalizados do zero ou a partir de modelos prontos. A inteligência artificial ajuda a simplificar textos complexos e a transformá-los em versões visuais, com fluxogramas, linhas do tempo e até ícones explicativos.

A ferramenta também reúne funções como assinatura eletrônica, organização de cláusulas e fluxos de aprovação, concentrando em um só lugar etapas que antes eram dispersas.

Entre os mais produzidos estão contratos e políticas internas. Os documentos ficam menores, mais objetivos e visualmente organizados.

O avanço da inteligência artificial (IA) também impulsiona o ‘legal design’. Hoje, ferramentas como a da Bits permitem gerar e revisar contratos em poucos minutos, liberando tempo de equipes e trazendo agilidade para empresas que precisam se adaptar às novas exigências do mercado.

“Estamos vivendo uma transformação. Assim como tribunais já usam IA para analisar documentos, as empresas também precisam dessas soluções para reduzir custos e ganhar eficiência”, destaca Erik Nybo.

Segundo o CEO, o trabalho da Bits não altera o conteúdo jurídico, apenas como a informação é apresentada. Todo o processo é acompanhado por advogados para garantir a validade. Além disso, a empresa investe em programas de segurança da informação robustos, ponto essencial para atender bancos e até a própria bolsa de valores.

Estudos de usabilidade mostraram que, com os novos layouts, os leitores entenderam melhor o conteúdo, gastaram menos tempo e tiveram menor esforço cognitivo para interpretar as informações.

Resultados legal design.
Bits reduz quantidade palavras em documentos (Foto: reprodução/ Bits)
  • Redução de 60% no tamanho de documentos em alguns casos;
  • R$ 120 milhões economizados por uma empresa do setor educacional;
  • 33% de redução no ciclo de vendas em uma startup;
  • Aumento do índice de satisfação (NPS) em uma seguradora.
Resultados legal design.
Bits torna o documento mais eficiente (Foto: reprodução/ Bits)

O impacto da digitalização

O avanço da inteligência artificial e da digitalização do setor jurídico também impulsiona o legal design. Hoje, ferramentas como a da Bits permitem gerar e revisar contratos em poucos minutos, liberando tempo de equipes e trazendo agilidade para empresas que precisam se adaptar às novas exigências do mercado.

“Estamos vivendo uma transformação. Assim como tribunais já usam IA para analisar documentos, as empresas também precisam dessas soluções para reduzir custos e ganhar eficiência”, afirma o CEO.

Resultados legal design.
‘Legal design’ economiza horas de leitura (Foto: reprodução/ Bits)

Depois:

Resultados legal design.
‘Legal design’ reduz os dias de trabalho (Foto: reprodução/ Bits)

A metodologia já está presente em grandes bancos, seguradoras, empresas de energia e varejistas. Além do setor jurídico, áreas como vendas, RH, marketing e atendimento ao cliente passaram a trabalhar de forma mais ágil.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

O post Empresa facilita criação de documentos personalizados e impacta mercado apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/legal-design-metodologia-reduz-dias-de-trabalho-na-area-juridica/

Comments