Skip to main content

“86% dos pais aprovam”, diz secretário sobre programa Parceiro da Escola

Roni Miranda, secretário de educação, fala sobre o programa parceiro da escola
Roni Miranda diz que o programa pode ser ampliado em 2026 (Foto: Roberto Dziura Jr / AEN)

O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, destacou na manhã desta quarta-feira (15) os avanços e novos projetos da rede estadual de ensino. Em entrevista ao Jornal da Manhã Paraná, da Jovem Pan News Curitiba, o secretário anunciou a ampliação do número de colégios cívico-militares e defendeu a criação de unidades cívico-militares integrais — o que tornaria o Paraná o primeiro estado do país a adotar esse modelo.

Roni Miranda, secretário de educação, fala sobre o programa parceiro da escola
Roni Miranda diz que o programa pode ser ampliado em 2026 (Foto: Roberto Dziura Jr / AEN)

De acordo com Miranda, o modelo do projeto no Paraná é diferente do apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o secretário, os militares atuam como monitores, e não como diretores, auxiliando na disciplina e na organização escolar. 

“Eles cuidam da entrada, do intervalo, da troca de aulas. O diretor e os professores continuam sendo da rede estadual”, explicou.

O secretário confirmou também que o governo pretende criar escolas cívico-militares em tempo integral, o que seria uma novidade no país. 

“Seríamos o primeiro estado a ter o modelo cívico-militar integral. Já temos 412 escolas integrais, e há fila de espera nas cívico-militares, por isso queremos transformar algumas integrais em cívico-militares”, disse.

Roni Miranda também comentou a medida que permite a transferência compulsória de alunos indisciplinados. “Temos em média quase 30 estudantes que foram transferidos nesse modelo”, informou.

Ele explicou que o objetivo não é punir, mas preservar o ambiente escolar. “A ideia é manter o estudante, mas quando há reincidência e prejuízo coletivo, a transferência é uma alternativa. O Paraná é o estado com menor índice de abandono escolar, e queremos manter isso”, ressaltou.

Roni Miranda fala sobre programa Parceiro da Escola 

Conforme o relato de Roni Miranda, o programa Parceiro da Escola, que transfere a gestão administrativa de colégios estaduais para a iniciativa privada, já mostra bons resultados. 

“Uma pesquisa independente apontou que 86% dos pais aprovam o modelo Parceiro da Escola, e 84% o indicariam para amigos ou familiares”, afirmou Miranda.

Além disso, informou que o programa, que atualmente está presente em 82 colégios, também apresentou melhora na frequência dos alunos — um dos indicadores usados para medir o desempenho das escolas. 

“Essas escolas tinham média de 84% de frequência, e hoje chegam a 87%. Se o aluno não vai pra escola, não tem como ele aprender”, destacou.

O secretário explicou ainda que as empresas parceiras só recebem o valor integral do repasse caso cumpram as metas de presença dos alunos. “Se a escola não atingir a meta de frequência, nós descontamos 10% do repasse mensal”, disse.

Além disso, Miranda adiantou que com a boa avaliação da comunidade escolar, o governo deve ampliar o programa para 2026. 

Novos projetos para 2025

Miranda anunciou ainda novos investimentos na rede pública. “Vamos levar o ensino de língua inglesa e robótica para as escolas municipais, com material e formação continuada para os professores”, revelou.

O secretário também informou que o governo vai entregar 13 mil telas interativas e 10 mil Chromebooks às escolas em tempo integral. O anúncio oficial será feito no dia 21, no Palácio Iguaçu, ao lado do governador Ratinho Júnior.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

O post “86% dos pais aprovam”, diz secretário sobre programa Parceiro da Escola apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/parceiro-da-escola-86-dos-pais-aprovam-programa-diz-miranda/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...