Skip to main content

Combate ao déficit de professores no Brasil é debatido em Curitiba

Lançamento do projeto Geração Professor em Curitiba; debates mostraram o risco do déficit de docentes no Brasil
Estudantes de várias regiões do Paraná participaram do evento. (Foto: Lucas Fermin)

O combate ao déficit de professores no Brasil foi um dos temas do lançamento do projeto Geração Professor, que busca inspirar jovens e fortalecer o magistério no país. Dados do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) apontam que a educação básica pode ter uma falta de 235 mil docentes até 2040.

Lançamento do projeto Geração Professor em Curitiba; debates mostraram o risco do déficit de docentes no Brasil
Estudantes de várias regiões do Paraná participaram do evento. (Foto: Lucas Fermin)

O Geração Professor é idealizado pelo Instituto Destino Brasil, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

O lançamento do projeto foi realizado nesta terça-feira (14), no ginásio da PUCPR, em Curitiba, e contou com a presença de mais de 700 estudantes de Magistério de diversas regiões do Paraná.

Os estudantes presentes puderam ouvir palestras sobre a educação no Brasil, ter orientações sobre as diversas áreas de licenciatura, além de fazerem um tour pelo campus da universidade.

“O Brasil precisa de uma nova geração de educadores que se reconheçam como agentes de transformação. A docência é uma vocação, mas também precisa de incentivo e reconhecimento. O Geração Professor nasce com essa missão: valorizar o futuro da profissão e conectar propósito à formação”, afirma Ademar Batista Pereira, presidente do Instituto Destino Brasil.

As maiores preocupações com o déficit de professores estão em disciplinas como Matemática, Física e Química, que apresentam os maiores índices de escassez de profissionais. Assim, o projeto ainda visa o estabelecimento de estratégias para valorizar a carreira docente.

Nesse aspecto, a PUCPR apresentou o programa Bolsa Magistério, uma oportunidade para estudantes que concluíram o ensino médio em cursos de Magistério e desejam ingressar na Universidade no 1º semestre de 2026.

O benefício oferece 50% de desconto em licenciaturas como Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais, e 60% de desconto em cursos de Matemática, Física e Química, a partir da segunda mensalidade.

“Sabemos que o Brasil enfrenta a escassez de profissionais nas áreas de licenciatura. A carência de professores nessas áreas impacta diretamente a qualidade do ensino e limita o potencial de desenvolvimento educacional do País”, finalizou professor César Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

O post Combate ao déficit de professores no Brasil é debatido em Curitiba apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/combate-deficit-professores-brasil-debatido-curitiba/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...