Skip to main content

Flávio Dino pede vista em julgamento sobre carreira de professores de Curitiba

Palácio 29 de Março em dia ensolarado
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

O julgamento sobre as leis que instituíram o plano de carreira para professores de Curitiba e a reestruturação da atividade de profissionais da educação infantil foi adiado por conta de um pedido de vista feito pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Palácio 29 de Março em dia ensolarado
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

As leis foram aprovadas pela Câmara Municipal em 2014, durante a gestão do prefeito Gustavo Fruet, mas o plano de carreiras do magistério de Curitiba foi suspenso em 2017 pelo ex-prefeito Rafael Greca sob a alegação de falta de recursos.

A prefeitura de Curitiba ingressou com uma ação para sustar os efeitos da lei. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), contudo, negou o pedido, ao entender que a ausência de previsão orçamentária não torna a norma inconstitucional, mas apenas ineficaz.

Diante da negativa, houve recurso à Suprema Corte. A Procuradora Geral do Município, Vanessa Palácios, sustentou que as leis foram aprovadas em desacordo com a Constituição Federal ao condicionar “a concessão de vantagem ou aumento de remuneração à prévia dotação orçamentária para atender às projeções de despesa de pessoal, com autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

O ministro André Mendonça, que é o relator, acolheu ao pedido da prefeitura e já votou por reconhecer a inconstitucionalidade das leis aprovadas pela Câmara de Curitiba, uma vez que não havia prévia dotação orçamentária quando da aprovação das leis.

O magistrado também considerou inconstitucional o trecho da lei que amplia indevidamente o alcance da aposentadoria especial a servidores fora da carreira do magistério, ao prever que a contagem de tempo poderia ocorrer “independentemente do cargo ocupado”.

Por outro lado, André Mendonça preserva o direito das pessoas que já se aposentaram, em razão do tempo de vigência das normas e da necessidade de resguardar situações consolidadas de quem já havia preenchido os requisitos legais para aposentadoria até a data do julgamento no TJ do Paraná.

O julgamento, na prática, se restringe basicamente a duas questões: sobre a definição se a criação da despesa pública sem prévia dotação orçamentária e autorização implica a inconstitucionalidade das leis municipais; e ainda estabelecer a adequada extensão das regras especiais de aposentadoria aos profissionais da educação infantil.

Leia outras notícias no BP.

O post Flávio Dino pede vista em julgamento sobre carreira de professores de Curitiba apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/flavio-dino-pede-vista-em-julgamento-sobre-carreira-de-professores-de-curitiba/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...