Skip to main content

CRM-PR se posiciona sobre resultados de cursos de medicina no Enamed

Dois médicos de braços cruzados
Três cursos de Medicina do Paraná tiveram resultado insatisfatório (Foto: Freepik)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu uma nota sobre os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira (19). No estado, dos 21 cursos de Medicina, três tiveram “resultado insatisfatório”

Dois médicos de braços cruzados
Três cursos de Medicina do Paraná tiveram resultado insatisfatório (Foto: Freepik)

Em todo país, dos 351 cursos de Medicina que participaram do exame, cerca de um terço obteve conceito insatisfatório e deverá passar por medidas de supervisão do MEC. É considerado um desempenho insatisfatório quando a graduação obtém notas 1 ou 2 no teste, que vai até 5.

No posicionamento oficial do CRM-PR, o conselho destaca que acompanha com preocupação o crescimento no número de cursos de Medicina. Além disso, pontua que oferece programas para acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante o período acadêmico. Veja a nota na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) acompanha com grande preocupação, já há algum tempo, a proliferação indiscriminada de cursos de Medicina no País, a baixa qualidade na formação oferecida por parte das instituições de ensino e os impactos negativos desse cenário sobre a qualidade da assistência prestada à população e sobre o exercício ético da própria Medicina.
Os recentes resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) reforçam esse alerta, ao evidenciar que um número expressivo de escolas médicas não atinge níveis mínimos aceitáveis de qualidade, o que compromete a segurança do cuidado em saúde e impõe riscos diretos à sociedade.
Diante desse contexto, o CRM-PR tem atuado de forma contínua na busca por maior aproximação com as universidades. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se o incentivo e o esclarecimento quanto à importância da acreditação das escolas médicas por meio do SAEME-CFM (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina). Trata-se de um instrumento voluntário de avaliação e certificação do ensino médico no Brasil, que também oferece consultoria às instituições que apresentem fragilidades e demonstrem interesse em aprimorar seus processos formativos.
O Conselho do Paraná também tem proposto às universidades que mantêm cursos de Medicina no Estado a adesão ao “Projeto Ética”, iniciativa por meio da qual o CRM-PR promove, de forma gratuita, debates sobre temas essenciais ao exercício profissional, como as normas éticas da Medicina, a caracterização das infrações éticas, os critérios para a publicidade médica, o enfrentamento da dependência química no meio médico, entre outros assuntos fundamentais à formação responsável do futuro médico.
O CRM-PR reforça que seguirá atuando de forma alinhada às medidas adotadas pelo CFM, compartilhando do entendimento de que a responsabilidade pela formação médica exige rigor, compromisso institucional e ação efetiva dos órgãos competentes.
Nesse contexto, é urgente que o Congresso Nacional aprove o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), que será obrigatório para concessão do registro aos novos médicos. A preservação da qualidade do ensino e da segurança da população deve ser prioridade absoluta, acima de interesses administrativos ou mercadológicos
“, diz a nota.

Avaliação dos cursos de Medicina do Paraná

Confira as notas obtidas pelos 21 cursos de Medicina do Paraná. A classificação do Enamed vai de 1 até 5.

Conceito 5 – nota máxima

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Toledo;
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM);
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
  • Universidade Positivo (UP), em Curitiba;
  • Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava;
  • Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), em Curitiba.

Conceito 4

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba
  • Universidade Cesumar (Unicesumar), em Maringá
  • Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel
  • Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), em Curitiba
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão
  • Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava

Conceito 3

  • Centro Universitário Integrado de Campo Mourão
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Londrina
  • Centro Universitário de Pato Branco (Unidep)

Conceito 2 – “Resultado insatisfatório”

  • Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila), de Foz do Iguaçu;
  • Universidade Paranaense (Unipar), de Umuarama;
  • Centro Universitário Ingá (Uningá), de Maringá;

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

O post CRM-PR se posiciona sobre resultados de cursos de medicina no Enamed apareceu primeiro em Ric.com.br.



source https://ric.com.br/cotidiano/educacao/crm-pr-se-posiciona-sobre-resultados-de-cursos-de-medicina-no-enamed/

Comments

Popular posts from this blog

Unioeste abre inscrições para o Vestibular 2026 com opções de isenção

Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026. As inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado e treineiros a taxa é de R$ 85,00 Pagamento da taxa de inscrição é até 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Unioeste) Para esta edição, a Unioeste traz novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu ; Filosofia (bacharelado, nos turnos matutino e noturno), em Toledo ; Química Industrial (bacharelado), também em Toledo. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura ou por graduações estratégicas definidas por cada campus. Além disso, candidatos inscritos regularmente no CadÚnico podem solicitar isenção até 4 de novembro, marcando a opção no formulário de inscrição. Provas do Vestibular 2026 da Un...

Telemedicina ganha força e ajuda a salvar vidas com tecnologia

Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Com a popularização da telemedicina, o atendimento digital tem se tornado uma alternativa para reduzir filas, ampliar o acesso à saúde e evitar deslocamentos desnecessários. Plataformas mostram que a tecnologia pode tornar o sistema de saúde mais ágil, eficiente e, em muitos casos, salvar vidas. Munai conta com plataforma prórpia de telemedicina (Foto: ilustração/ Freepik) Criada em meio à pandemia, a plataforma Digital Care, da startup Munai, nasceu para desafogar hospitais e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. O que começou como uma resposta emergencial tornou-se uma ferramenta capaz de salvar vidas, gerar economia ao sistema de saúde e democratizar o acesso a atendimentos médicos de qualidade em todo o país. O diretor da Munai, Cristian Rocha, explica que o Digital Care surgiu em um contexto de urgência, quando o isolamento social e a sobrecarga hospitalar exigiam novas soluções. ...

Gabarito oficial do Enem 2025 sai nesta quinta-feira (13)

Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) O gabarito oficial da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2025 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil) Gabarito oficial do Enem 2025 estará disponível no portal gov.br A data foi anunciada pelo ministro da Educação , Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na sede do Inep, em Brasília , na noite do último domingo (9). O gabarito será divulgado no portal gov.br , na seção Provas e Gabaritos . Relembre como foi o primeiro dia de provas No último domingo (9), cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Perspectivas acerca do en...